Entrevista com a ilustradora Anna Maeda

quais cores constroem a paleta de uma nova história? Venha saber mais sobre o processo criativo da ilustradora de "Os pulos do coração de Olivia"(Tigrito 2022)

1) As ilustrações do livro acrescentam uma camada de emoção, mistério e afeto através das cores, como foi o seu processo criativo? O início de todo projeto nasce do ponto de encontro entre editora, escritora e ilustradora. Nesse projeto em especial tive referência visual e orientação quanto a alguns detalhes. A proposta era criar uma paleta que fosse mais saturada e viva (em comparação ao que estou acostumada) e que pudesse gerar o vislumbramento do por/nascer do sol no mar. Como essa história passa por diversos sentimentos, quis criar essa possibilidade de transitar entre cores alegres (rosa/laranja) e cores mais densas (verde/azul petróleo), além de variações dessas misturas. Com essa paleta pude trazer uma jovialidade para esses momentos leves e a contração para os tensos.

2) Ao criar o universo visual de Olivia você se inspirou em alguma experiência pessoal, buscou imagens de lugares reais? Quais foram os maiores desafios? O universo de Olivia me foi apresentado pela Tathiana, os elementos mais fortes, como personagens e cenário, foram baseados em referências reais. O desafio maior foi achar um resultado que cumprisse esse papel, remetesse a essas referências e que, ao mesmo tempo, eu conseguisse participar com meu olhar estrangeiro.

3) Quando você pensa na ilustração para um livro, qual a importância do dito e o não dito para a narrativa visual? É muito importante encontrar esse equilíbrio do dito e não dito, porque ele guia a experiência e interação do leitor. Busco não dar todas as respostas e dar espaço para o leitor participar da história, além disso sempre que possível tento traduzir os sentimentos contidos na narrativa em metáforas.

4) O que faz o seu coração pular? Ah são tantos sentimentos, mas meus preferidos são momentos de conexão, seja com pessoas ou com algo que estou fazendo. O momento de criação com certeza é um deles também.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo